Jornal Correio Popular Notícia

GTA
Pecuaristas devem declarar rebanhos até 30 de novembro

Data da notícia: 2023-11-01 18:12:57
Foto: Toni Francis/Secom
As declarações podem ser feitas pelo site ou nas unidades locais de Sanidade Animal e Vegetal da Idaron

Os produtores rurais de Rondônia, criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves, têm até o dia 30 de novembro para adesão à segunda etapa de declaração de rebanhos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). O prazo para a declaração iniciou na quarta-feira (1º). A partir dessa data, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) estará vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só poderá emitir a GTA depois que regularizar o rebanho junto à Idaron.

O presidente da agência, Júlio César Rocha Peres, destacou que a declaração de rebanhos é uma das mais importantes ações para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidade compartilhada, firmada entre o estado e o pecuarista. É uma ação simples que garante maior chance de busca de mercados à agropecuária do estado”, explicou.

A declaração deve ser feita preferencialmente pela internet, no site da agência http://www.idaron.ro.gov.br/ www.idaron.ro.gov.br ou nas unidades locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs).

“O processo de declaração é muito simples pela internet, a senha usada para a emissão de ‘e-GTA’é a mesma utilizada para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema da Idaron, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular, e cadastrar a senha”, destacou Júlio Peres. É importante que o produtor faça a declaração dos rebanhos o quanto antes, embora tenha um prazo de 30 dias, a fim de evitar sobrecarga no sistema e imprevistos em relação às filas e dificuldades na liberação de GTA’s.

Além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, a Agência vai levantar informações de produção de peixe/pescados, abelhas e alguns tipos de frutas, com perguntas diretas e simples para que as informações referentes a essas culturas possam ser atualizadas.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.